
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
terça-feira, 25 de setembro de 2007
PÁGINA COM RISCOS

Esta página aqui mostra como ficam meus desenhos com a arte-final.
Eu não sou de rabiscar muito nçao, gosto de trabalhar mais na arte-final, por isso faço um esboço rápido e tento trabalhar os detalhes com canetas de nanquim descartável.
Pra quem ainda não acessou a super entrevista que o Paulo Ramos fez comigo, acesse logo:
http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/
segunda-feira, 3 de setembro de 2007
MAIS UMA NOVIDADE

Aprovaram uma edição com 120 páginas, com algum choro a mais, se a narrativa exigir mais algumas páginas. Tenho 3 meses para concluir a adaptação.
Ou seja, talvez eu esteja internado em alguma clínica de repouso quando entrar Dezembro.
Hauhauhauhauhauhuah
Quanto às minhas gaitadas no HQ Mix, pra quem quiser matar a saudade:
Em 2 partes
http://www.youtube.com/watch?v=YeowbuSttckhttp://www.youtube.com/watch?v=IJrnn74TTiw
Em 1 parte
http://www.youtube.com/watch?v=jFYotLswlf4&mode=related&search= post scrap
PÁGINAS COLORIDAS

terça-feira, 10 de julho de 2007

domingo, 8 de julho de 2007

SÉTIMA PÁGINA
Pessoal, uma pausa nas referências, agora vou mostrar novas páginas arte-finalizadas.
Acho muito importante a gente pensar na diagramação das cenas como quem pensa em uma sequência de cinema, um storyboard mesmo.
Um dos segredos da dinâmica de uma página está aí. Essa é uma aula que o mestre Jayme Cortez deu tantas vezes, mas ficou mais evidente em sua história de terror O retrato do Mal. Cada cena concatenada com a seguinte. Cada último quadro de cada página criando uma tensão total para que o leitor vire, avidamente, a página seguinte.
Em breve: as HQs que contaram a história de Dom Quixote.
sexta-feira, 29 de junho de 2007
FALANDO DE INFLUÊNCIAS

Procurei imagens na internet, uma parte delas esta ái embaixo. Alguns desses artistas me acompanham há um bom tempo. Doré, Daumier e ETC são mestres do traço.
O meu amigo, jornalista e pesquisador de caricaturas, João Antônio Buhrer me emprestou uma pasta com centenas de recortes relativos a Dom Quixote. Artigos de jornal sobre o Último Cavaleiro Andante (Will Eisner), Dom Quixote de Caco Galhardo e o caderno especial da Folha comemorando os 402 anos da obra de Cervantes, National Geographic sobre a região da Espanha que serviu de pano de fundo para essas aventuras memoráveis.
Não deve ter sido à toa que há poucos meses Dom Quixote foi considerado por uma comissão internacional de escritores como o melhor livro de todos os tempos.
INFLUÊNCIAS: GUSTAVE DORÉ

PORTINARI

O brilho que Portinari conseguiu nessa tela é espantoso. A sensação de calor nas longas caminhadas debaixo de sol forte que essa dupla empreendeu está soberbamente retratada aqui.
Extraído do site oficial:
Candido Portinari nasce no dia 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café, em Brodósqui, no interior do Estado de São Paulo.Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebe apenas a instrução primária e desde criança manifesta sua vocação artística.
Aos quinze anos de idade vai para o Rio de Janeiro, em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas-Artes.
Em 1956 faz os desenhos da Série D. Quixote e viaja para Israel, a convite do governo daquele país, expondo em vários museus e executando desenhos inspirados no contato com o recém-criado estado israelense e expostos posteriormente em Bolonha, Lima, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Neste mesmo ano recebe o Prêmio Guggenheim do Brasil e, em 1957, a Menção Honrosa no Concurso Internacional de Aquarelas do Hallmark Art Award, de Nova York.
Candido Portinari falece no dia 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.
EDUARDO TEIXEIRA COELHO

GENTIL CORRÊA
PABLO PICASSO
HONORÉ DAUMIER

INFLUÊNCIAS

http://www.stefanmart.de/hommage_e.htm
terça-feira, 12 de junho de 2007
MAIS ESBOÇOS
MAIS FIGURANTES

ESBOÇANDO PERSONAGENS SECUNDÁRIOS

É muito importante dar um tratamento especial aos nossos personagens de fundo ou aqueles que aparecem por 2 ou 3 páginas e depois somem.
Quando a gente se preocupa só com os principais, acaba ficando refém deles na hora de criar roupas ou perfis de outros que passarão rapidamente por nossas páginas.
Por isso é bom gastarmos um tempo pesquisando em quadros de pintores como Goya como o povão espanhol se vestia, o que costumavam carregar nas mãos (certamente não seriam pastas ou celulares). O papel de quem retrata uma época é duro, principalmente por que nem todos pintores faziam sketch books ao ar livre como Debret.
E vários pintavam a nobreza, deixando a ralé em segundo plano. Afinal, talvez pensassem, pobre não compra tela com seu retrato.
Aí vão alguns desenhos rápidos de serviçais, porqueiros, nobres e cães, que sempre estavam por perto.
sábado, 2 de junho de 2007
REPERCUTINDO

FAZENDO O ROTEIRO

Acho que estou conseguindo criar sequências de ações que casam com o antes e o que virá a seguir.
Esse é praticamente o traço que deixo para começar a arte-final. Gosto de detalhar com as canetas. O lápis sugere, a tinta explica. As cores criam novas dimensões...
ARTE-FINALIZANDO A SEXTA PÁGINA

PINTANDO

Eu gosto de começar com os tons de pele e com os tons mais escuros, além do azul que dá um pouco mais de unidade à pintura nesta fase inicial.
Depois de secar essa primeira etapa, entro com as cores mais alegres, com o cuidado de não deixar carnavalesco (rs)...
Uso aquarela japonesa Sakura e alemã Faber Castell. Pinto em papel sulfite mesmo e com pouca água para não enrugar e estragar o papel.
O Paulo Branco, que tem um estúdio onde fiz aula de pintura, me dizia que eu devia ser louco de fazer isso. O risco de perder o original é grande. E ficava de queixo caído do papel não enrugar tanto...
quinta-feira, 31 de maio de 2007
MENSAGEM DO SPACCA

MENSAGEM DO LEANDRO DÓRO

ESBOÇOS

terça-feira, 29 de maio de 2007
Prima Página

Pois bem, aí estão as primeiras 4 páginas. Prometo postar esboços, estudos e quetais. Além de referências que usei...
Quem sabe alguém descobre a fórmula secreta de meus desenhos por aqui...
Boa diversão!