segunda-feira, 31 de agosto de 2009

QUIXAS POR AÍ...

BLOG DOS QUADRINHOS, HQMIX, QUIXOTE E GAITA
(Paulo Ramos)
http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/arch2009-08-01_2009-08-31.html
EM 2009
Adaptação para os quadrinhos...
... foi para Bira Dantas, para a versão em quadrinhos de "Dom Quixote".
A categoria foi criada neste ano por conta do grande volume de álbuns em quadrinhos baseados em romances. A obra é da Escala.
"Eu queria agradecer a todo mundo que votou, que torceu, e também aos que não votaram.", diz Bira.
"Vale a pena ler a obra. Assim como vale a pena lutar contra esses moinhos da censura".
"Está no nosso papel ler nas entrelinhas, desconfiar sempre."
Em homenagem ao Dom Quixote, o desenhista toca gaita no palco.
Bira e sua gaita já se tornaram uma tradição nas cerimônias de entrega do HQMix.
E sempre, sempre fazem a plateia ficar num silêncio absoluto.
Não foi diferente desta vez...

Gaita, uma vez mais...
Desta vez, em homenagem póstuma aos desenhistas e personalidades dos quadrinhos que já morreram.
Uma delas é Eugênio Colonnese, morto em 2008, criador de Mirza.
A personagem é a base do troféu entregue aos vencedores deste ano.

EM 2008
http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/arch2008-07-01_2008-07-31.html
O cartunista Bira Dantas, tocando sua tradicional gaita na cerimônia

EM 2007:
http://blogdosquadrinhos2.blog.uol.com.br/arch2007-07-01_2007-07-31.html
E Bira Dantas também rouba a cena...
... com sua gaita.
O desenhista da Front não perde uma oportunidade para tocar a gaita, que domina bem.
Tocou "Asa Branca" em homenagem a Conceição Cahú.
Cahú faleceu em novembro passado.
Foi uma das primeiras chargistas e ilustradoras brasileiras.
"Asa Branca"... silêncio... palmas, muitas palmas.
Bira comoveu a platéia.

QUIXAS
Paulo Ramos me entrevista sobre D.Quixote
http://blogdosquadrinhos2.blog.uol.com.br/arch2007-09-01_2007-09-30.html

MINHA IRMÃ ESCREVE AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
"Olá Fernando Haddad
Estive presente no prêmio HQMIX e fiquei muito feliz com a sua fala, sou professora da escola municipal de São Paulo e tenho acompanhado a mudança da biblioteca durante a gestão do presidente Lula, realmente tem sido uma revolução com livro de alta qualidade, quadrinhos clássicos, literatura muito bem escolhida. É lamentável que um diplomado como FHC não tenha enviado livrospara as nossas escolas.
Deixo aqui os meus agradecimentos por este investimento em nossas escolas.
O meu irmão, Bira Dantas, foi premiado com a quadrinização do Dom Quixote de Cervantes e tocou gaita.
Um grande abraço"

E, INCRÍVEL, ELE RESPONDE!
"Cara Betania, obrigado pela mensagem. É muito bom saber que uma professora se encanta com um acervo novo. Achei o “show” do Bira bem legal. Abraço, Fernando."

Shimamoto (mestre da HQ nacional):
- Caramba, mestre Birão, não é qualquer um que recebe
elogios de um ministro do governo.
Isso sim é prestígio!
Abração!

Spacca (quadrinhista, ilustrador, caricaturista):
- Salve Bira! Tudo em Riba?
(olha, é um acrônimo... acrópole... sei lá...)
bela gaita no HQMix!
Sp

Ciça (tirista, casada com Zélio):
- Oi, Bira. Senti mesmo não ter podido ir ao HQ Mix... Mas já soube de tudo o que rolou por lá! Parabéns pelo prêmio! Zélio me disse que você, além de bom cartunista e bom quadrinista, é bom gaiteiro!

Francisco Garcia Fraga (cartunista mexicano):
- Hellou man!!! congrats for your prize!
Felicidades por tu premio!!!

Caio Yo (professor de Mangá da Pandora, caricaturista e quadrinhista):
- Bira!
Nem preciso falar sobre a qualidade dos trabalhos do Bira http://caricasdobira.blogspot.com
isso todo mundo conhece. Tudo sempre feito com muita paixão, sempre dá gosto de ver.
Mas acima disso foi bacana demais acompanhar mais um de tantos prêmios que toda a sociedade de quadrinistas+ilustradores+caricaturistas,chargistas,cartunistas deu em sua carreira. Bira ganhou o HQMIX de melhor adaptação de obra literária com o seu fantástico Dom Quixote. Merecidaço.
Muito bom poder chamar de amigo um profissional tão reconhecido, e sempre poder aprender com ele, encher o seu saco com os meus trabalhos e ainda passar - muito - tempo ouvindo suas histórias. Rá!
Isso aí, Bira! Parabéns, foi merecido!
http://www.caioyo.com
http:/yo-tan.deviantart.com
http://caioyo.blogspot.com

Val Cardoso (amiga):
- MUITO LEGAL AMIGO.., AMEI.., !!!!!
VC É FERA., TANTO NO DESENHO QUANTO NA GAITA HEIM????
SUA FILHA TÁ MUITO LINDA!!!!!
PARABÉNS QUERIDO.
VC É SHOW!!!!
BJÃO

Ricardo Quintana (sócio da Escola Pandora):
- Shima, sou fanzão do seu estilo (único) e do seu trabalho. E tenho a sorte de ser amigo e parceiro do Bira.
Não sou muito de ficar escrevendo (nem falando), acho que pelo meu lado "manteiga" herdado do meu pai tenho medo de se emocionar no meio da conversa, ou talvez o lado "durão" herdado da minha mãe me diz que não é necessário dizer certas coisas, que elas simplesmente são... sei lá.
Mas, quando li sua carta pro Bira, tive que escrever pra ele. Sei que o HQMIX foi uma grande realização pro Bira, mas, as homenagens dos amigos são tão importantes quanto o premio. Agora uma carta do Shimamoto elogiando o D. Quixote... cacete...
Bom, Bira, eu só tenho a te agradecer, mandar meu e-mail pro Shima...
Shima, grande abraço Mestre.

Julio Shimamoto (quadrinhista):
- Me emocionei pra caramba, caro mestre Birão! Pela sua presença no vídeo
escoltada pela sua filhinha, pelo seu discurso generoso, e pela sua tocante perfomance com sua gaita mágica! Pô, Birão, esse véio aqui tem o lado "manteiga" que herdei de minha mãe - mas alguém se emocionar com a minha carta... só outro "manteiga"!
É como Ricardo Quintana disse, meu caro Birão, você arrasou por que mereceu - estava escrito nas estrelas! Abração!
E DÊ UM BEIJÃO NA MIRZA POR MIM!

Floreal (cartunista e tirista):
- MEU VELHO,PARABENS PELO PRÊMIO!
UM GRANDE ABRAÇO.
NÃO PUDE IR, POIS ESTAVA PILOTANDO A LIVRARIA HQMIX.
BOA SEMANA BIRA.

Flávia Tonelli (professora da Pandora):
- Grande Bira, parabéns pelo prêmio no HQ Mix! Muito mais sucesso pra vc, rapaz! Sou sua fã!

Nenhum comentário: