terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

QUADRINHOS QUIXOTESCOS EM DEBATE NO DANTE ALIGHIERI

http://www.colegiodante.com.br/7o-ano-participa-de-bate-papo-sobre-d-quixote-em-hq/
Em 19 de setembro de 2013.
Um dos maiores clássicos da literatura de todos os tempos, “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, foi transformado em história em quadrinhos pelo paulista Bira Dantas. Sobre a adaptação para HQ da obra (publicado pela editora Escala Educacional), o cartunista, chargista e quadrinista falou aos alunos do 7º ano do Colégio Dante Alighieri em 17 de setembro.
Antes da atividade, incluída na programação da XVI Feira do Livro do Colégio, os estudantes dantianos já tinham, porém, lido a adaptação de “Dom Quixote” feita por Bira Dantas.
Daí que, no bate-papo, o cartunista deixou os alunos à vontade para se manifestarem. Assim, por exemplo, ele ouviu o relato de um estudante que havia feito um fanzine sobre um super-herói.
O cartunista, por sua vez, falou sobre o início de sua carreira. “Aprendi a desenhar copiando gibis. Quando tinha 15 anos, fui fazer um estágio no estúdio Ely Barbosa. Lá, fui assistente do Eduardo Vetillo, fazendo a arte-final (passava o traço de nanquim). De 1979 a 1982, fizemos o gibi ‘Os Trapalhões’. Tive um aprendizado na prática.”
Dom Quixote
Sobre “Dom Quixote”, Bira afirmou ter lido a obra pela primeira vez aos 13 anos, numa versão adaptada. “Foi então que me deu vontade de conhecer a obra inteira”, afirmou. O quadrinista falou também da dificuldade de transformar um livro de quase 800 páginas em uma HQ de 84 páginas.
Na elaboração de “Dom Quixote”, premiado com o Troféu HQ Mix 2009, o trabalho de Bira foi ainda maior, uma vez que ele assumiu todas as etapas de produção (pesquisou, adaptou o texto, fez os desenhos e coloriu-os), levando um ano para concluir o projeto.
Para a composição dos desenhos, Bira se inspirou nos traços do pintor espanhol Francisco de Goya. Todo esse processo de elaboração da obra está descrito no blog criado pelo cartunista especialmente para o projeto.
No bate-papo no Dante, Bira Dantas ainda mostrou aos alunos estudos e esboços preparatórios para “Dom Quixote”.
Marcello Garbelini, do 7º ano A, aprovou a adaptação de “Dom Quixote de La Mancha” para quadrinhos e elogiou o bate-papo. “Gostei bastante da conversa. Achei interessante ele (Bira Dantas) ter criado um blog para mostrar os passos para fazer a obra”, disse o aluno, que gosta de desenhar paisagens e pessoas.
Além de “Dom Quixote”, Bira Dantas também fez versões para quadrinhos de “O ateneu”, de Raul Pompeia, e de “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida. No momento, ele trabalha na adaptação da “Ilíada”, de Homero.
Esta foi a segunda participação do cartunista nos eventos literários do Colégio Dante. A primeira foi em 2012. https://www2.colegiodante.com.br/bira-dantas-fala-para-o-7o-ano-sobre-versao-em-hq-de-dom-quixote/

Nenhum comentário: