terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

DEU GIBI NO ESTADÃO

Caderno 2 do Estado S.Paulo:
(Felipe Muniz Palhano)
Dom Quixote é considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial e narra às aventuras de dois personagens - Dom Quixote de La Mancha, vivido pelo decadente fidalgo Alonso Quixano e Sancho Pança, seu vizinho e lavrador.
Dom Quixote de La Mancha, em nome desse amor e de seus desvarios, saiu pelo mundo defendendo os injustiçados. Na maioria das vezes, metendo os pés pelas mãos e levando a pior em quase tudo que se aventurava fazer.
Neste lançamento da editora Escala Educacional, Dom Quixote ganhou uma nova adaptação, desta vez na linguagem dos quadrinhos. Com roteiro e desenhos do quadrinhista Bira Dantas, o livro tem traços e pinceladas inspirados em Gustave Doré e Goya. A obra levou oito meses para ficar pronta.
"Originalmente ela teria 120 páginas, mas por questões editoriais, foi finalizada com 85 - Levei até janeiro de 2008 para finalizar os desenhos com nanquim e escrever os diálogos. Claudia e Thais, minha mulher e filha ajudaram a apagar o grafite das páginas para eu poder fotocopiar e pintar com aquarela" – conta Bira Dantas.
O resultado final de Dom Quixote apresenta um texto de fácil compreensão e ilustrações carregadas de ironia que definem bem as loucuras e a profunda sabedoria do personagem.
Obra vencedora do 21º HQ MIX - Melhor adaptação para Quadrinhos http://domquixotehq.blogspot.com
Bira Dantas: Roteirista e ilustrador paulistano, vive em Campinas desde 1988, é professor de Caricatura na Pandora Escola de Arte. Iniciou a carreira desenhando o gibi Os Trapalhões (1979). Trabalha como chargista desde 1982 (Sindiluta, Retrato do Brasil, Folha da Tarde, Sinergia, Sindae e Petroleiros). Em 2005, na Coréia do Sul, apresentou palestra em meio a centenas de orientais durante a Conferência Mundial de HQ. Em Amsterdã, autografou HQs como Front, Bira Zine e Memórias de um Sargento de Milícias. Faz parte da Associação dos Quadrinhos e Caricaturas do Estado de São Paulo.
Também recebeu da Câmara de Campinas, cidade onde vive, o Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares. Ganhou prêmios Ângelo Agostini e HQ Mix, no Brasil, além de China, Sérvia, Chipre e Bósnia Herzegovina. Foi jurado de premiação do Festival de Quadrinhos da Argélia (2014). Dom Quixote
Editora: Escala Educacional. Coleção: Literatura Mundial em Quadrinhos. Autor: Miguel de Cervantes. Roteiro e Ilustrações: Bira Dantas

Nenhum comentário: