segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Finalmente...


DIA 20, LANÇAMENTO NA HQ MIX LIVRARIA
Pça Roosevelt, nº 142
Centro - São Paulo - SP
Tel (11) 3258 7740
DOM QUIXOTE
Autor Original
Miguel Cervantes
Roteirista e Ilustrador
Bira Dantas
Páginas
88
Formato17 x 24 cm
Acabamento
Lombada Quadrada
Papel Couche
Impressão
4 cores
ISBN978-85-377-0764- 7
Preço Sugerido R$ 23,90
Editora Escala Educacional
Li a obra integral em março de 2007, comecei a preparar o roteiro em maio ao mesmo tempo em que fazia o estudo de personagens, de roupas, arquitetura e cenários. A pintura seria toda em aquarela.Originalmente teria 120 páginas. Em junho a minha idéia era publicar em dois volumes, como no original. Em dezembro de 2007, com 80 páginas roteirizadas, 15 arte-finalizadas, 6 coloridas, 40 esboçadas, os editores pediram que eu reduzisse para 80 páginas. Eram questões de custo final e perfil editorial. Apertei as primeiras 40 para coincidirem com a metade do livro e refiz o roteiro das outras 40. Levei até janeiro de 2008 para finalizar os desenhos com nanquim e escrever os diálogos. Claudia e Thais, minha mulher e filha ajudavam a apagar o grafite das páginas para eu poder xerocar e pintar com aquarela. Tudo isso era digitalizado. As páginas p/b eu postava no blog as coloridas, em alta resolução, eu apagava os balões, retocava e guardava para digitar os textos definitivos. Em fevereiro de 2008 me enviaram o texto revisado. Em março fizemos a primeira impressão em p/b já com o texto novo.

5 comentários:

J. Vicente Mendonça disse...

Bira, muito bom isso. Você apresentou um projeto para a editora antes de começar a produzir?
Parabéns.
abs
Mendonça

Bira disse...

Não, eles pediram para eu adaptar direto.
Eu disse que ia seguir uma linha bem colada ao original. Menos na linguagem escrita, onde busquei uma forma mais contemporânea. Sem perder o empolado Quixotesco, claro!

Chester disse...

Caramba, Bira, eu sou de SP mas justo essa semana estou em Florianópolis! Sucesso no lançamento, nos encontramos numa próxima. Abraço!

Roberto Guedes disse...

Parabéns, Bira!
Você é o cara!
Vou reservar o meu exemplar, com certeza.

nifeab disse...

sucesso bira, quando sera o proximo lançamento... pena que moro em brasilia..flw abraço e sucesso