quarta-feira, 10 de setembro de 2008

QUEM?


Bira Dantas, filho de potiguares, é paulistano. 45 anos de andanças e desenhanças, tal qual o célebre personagem retratado nesta revista.


E, como o nobre fidalgo, possui uma vasta coleção de livros e revistas, de artes e quadrinhos, amealhados em livrarias e sebos. Deste e de outros países.

Em 2005, na Coréia do Sul, palestrou em meio a centenas de orientais na Conferência Mundial de HQ. Em Amsterdam, autografou revistas como Front, Bira Zine e Memórias de um Sargento de Milícias.

Já fez caricaturas, quadrinhos, ilustrações, charges e cartuns. Mas, uma das coisas que mais gosta de fazer, quixotescamente, é sair por este mundão de gigantes, bruxas e moinhos de vento.


Tocando gaita, desfraldando bandeiras como a do Quadrinho Nacional e conhecendo outros desenhadores. E suas fantásticas obras gráficas, claro.

Foi diretor da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas SP. Recebeu da Câmara de Campinas, onde vive, o Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares. Ganhou alguns troféus como Ângelo Agostini e HQ Mix, no Brasil e Ramiz Gokce, no Chipre. Tem artes espalhadas no Brasil, Argentina, Bélgica, China, Chipre, Grécia, Holanda, Índia, Inglaterra, Irã, Itália, Turquia, Rússia.
Tem mulher e filhas incríveis, uma delas em Londres.

Espera que na luta contra os tais moinhos, o vencedor esteja do lado de cá!

5 comentários:

jakared disse...

Muito legal as tuas conquistas, Dom, parabéns por essa nova revista e que seja mais um sucesso, abraço, e lembranças ao Sancho, :p.

Anônimo disse...

Debías mandarle una carta a Don César Antonio Molina, Ministro de Cultura de España, Plaza del Rey, 1,28071, Madrid, porque le gustará conocer tu gran trabajo sobre Don Quijote del gran Don Miguel de Cervantes y Saavedra.

GuiideSouza (Guilherme de Souza) disse...

hei Bira!
Eu sou o "fanzineiro" da palestra que vc deu lá no SENAI Roberto Mange.
Tava olhando seus blogs, vc faz um trabalho muito bom cara..
Olha eu tmb desenho um pouco (bem pouco)estilo mangá, olha nesse site
http://www.guidesouza.deviantart.com/gallery/
se der da uma olhada !
obs> os primeiros desenhos estão bem ruins... os ultimos estao um pouco melhorees por causa da prática ;D
vlw

Portrait disse...

Já está on-line no PORTRAIT, a minha primeira HQ em parceira com Licida Vidal - EU SO TENHO OLHOS PARA VOCÊ. Eu fico com o texto, ela com a arte. Provavelmente, no fim de semana, colocarei no ar uma nova HQ (Cidade). Além disso, já está em produção a LOIRA DO BANHEIRO (e sua versão da História)
http://aledacosta.blogspot.com/
vale conferir
deixe seu comentário...
Obrigado e boa semana

Lucas Pimenta disse...

Como um verdadeiro Quixote de La Mancha.

Parabéns pelas conquistas!