terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O FIDALGO BOMBOU!!!!!!!!


Pessoal, neste sábado lancei o meu primeiro grande trabalho solo: D.Quixote.

O evento foi na livraria HQ Mix, do Gualberto e Dani, em Sampa.

A bela livraria da Praça Roosevelt, 142, estava lotada!
E tudo ao som do DJ francês

Presença de familiares e amigos.Minha mulher, Claudia, filhota Thaís, sogra Dirce, prima Iza, mano Clovis, cunhada Lídia, sobrinha Bruna e amigos, cartunistas e quadrinhistas: Rico, Jal, Claudio, Alexandre Silva, Vilachã, Spacca, Cadu Simões, Alex Mir, Maurício Rett, Hamilton, Morgani, Shizuno, Ricardo Soares, Jussara Lanzelotti (filha do quadrinhista e ilustrador), Ohi, Beth Lorenzotti, Adriano Diogo, Juliana Cardoso, entre muitos outros.


Cena hilária: quando o deputado Adriano Diogo foi cumprimentar minha mulher e minha sogra. Muito simpático, lembrou que elas tinham ido na Pizzada de campanha onde ele lançou o gibi que eu havia feito. Disse que minha sogra era uma gracinha (e é mesmo), etc e tal!

Quando ele saiu com a Juliana Cardoso (vereadora para quem fiz um gibi também), minha sogra cochichou:
- É ele quem desenha a Mônica, não é?

HAuhauhauhauhuahuahuah
Ele é idêntico ao Mauricio de Souza mesmo!

Foram lançamentos que começaram às 15h00 e entraram pela madrugada.
Eu participei também da "Prática de Escrita" com uma HQ em parceria com Heringer.
Sílvio Alexandre (um dos organizadores e editores do livro) cuidou para que não faltasse cerveja, refrigerante e torradas com patês maravilhosos.
Valeu, Silvio!!!!!!!!!

O próximo lançamento de D. Quixote será na FNAC do Shopping D. Pedro (Campinas), em fevereiro.
A noite terminou com chopps e pizzas, na Prestíssimo "Pizzada dos Cartunistas: Pro ano não acabar em pizza". Desta vez, angariou contribuições para os desabrigados em Santa Catarina.



DOM QUIXOTE
De Miguel Cervantes, por Bira Dantas
88 Páginas
Lombada Quadrada
Papel Couche
4 cores
Preço R$ 23,90


Para comprar:
HQMIX LIVRARIA
PRAÇA ROOSEVELT Nº 142
Centro - São Paulo - SP
TEL (11) 3258 7740

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Finalmente...


DIA 20, LANÇAMENTO NA HQ MIX LIVRARIA
Pça Roosevelt, nº 142
Centro - São Paulo - SP
Tel (11) 3258 7740
DOM QUIXOTE
Autor Original
Miguel Cervantes
Roteirista e Ilustrador
Bira Dantas
Páginas
88
Formato17 x 24 cm
Acabamento
Lombada Quadrada
Papel Couche
Impressão
4 cores
ISBN978-85-377-0764- 7
Preço Sugerido R$ 23,90
Editora Escala Educacional
Li a obra integral em março de 2007, comecei a preparar o roteiro em maio ao mesmo tempo em que fazia o estudo de personagens, de roupas, arquitetura e cenários. A pintura seria toda em aquarela.Originalmente teria 120 páginas. Em junho a minha idéia era publicar em dois volumes, como no original. Em dezembro de 2007, com 80 páginas roteirizadas, 15 arte-finalizadas, 6 coloridas, 40 esboçadas, os editores pediram que eu reduzisse para 80 páginas. Eram questões de custo final e perfil editorial. Apertei as primeiras 40 para coincidirem com a metade do livro e refiz o roteiro das outras 40. Levei até janeiro de 2008 para finalizar os desenhos com nanquim e escrever os diálogos. Claudia e Thais, minha mulher e filha ajudavam a apagar o grafite das páginas para eu poder xerocar e pintar com aquarela. Tudo isso era digitalizado. As páginas p/b eu postava no blog as coloridas, em alta resolução, eu apagava os balões, retocava e guardava para digitar os textos definitivos. Em fevereiro de 2008 me enviaram o texto revisado. Em março fizemos a primeira impressão em p/b já com o texto novo.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

QUEM?


Bira Dantas, filho de potiguares, é paulistano. 45 anos de andanças e desenhanças, tal qual o célebre personagem retratado nesta revista.


E, como o nobre fidalgo, possui uma vasta coleção de livros e revistas, de artes e quadrinhos, amealhados em livrarias e sebos. Deste e de outros países.

Em 2005, na Coréia do Sul, palestrou em meio a centenas de orientais na Conferência Mundial de HQ. Em Amsterdam, autografou revistas como Front, Bira Zine e Memórias de um Sargento de Milícias.

Já fez caricaturas, quadrinhos, ilustrações, charges e cartuns. Mas, uma das coisas que mais gosta de fazer, quixotescamente, é sair por este mundão de gigantes, bruxas e moinhos de vento.


Tocando gaita, desfraldando bandeiras como a do Quadrinho Nacional e conhecendo outros desenhadores. E suas fantásticas obras gráficas, claro.

Foi diretor da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas SP. Recebeu da Câmara de Campinas, onde vive, o Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares. Ganhou alguns troféus como Ângelo Agostini e HQ Mix, no Brasil e Ramiz Gokce, no Chipre. Tem artes espalhadas no Brasil, Argentina, Bélgica, China, Chipre, Grécia, Holanda, Índia, Inglaterra, Irã, Itália, Turquia, Rússia.
Tem mulher e filhas incríveis, uma delas em Londres.

Espera que na luta contra os tais moinhos, o vencedor esteja do lado de cá!

Ilustração para cadernos de exercícios


Finalmente está sendo impressa minha versão de D.Quixote em Quadrinhos pela Escala Educacional.
O lançamento deverá ser na simpática HQ Mix Livraria, capitaneada pro Gual e Dani e tripulada pela família.
Praça Roosevelt, 142.
Sampa

Caricatura de Cervantes


O caderno de estudos de D.Quixote da Escala Educacional ganhou mais páginas.

Esta carica do nobre autor estará lá.

Confiram em breve nas livrarias!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

A CAPA, FINALMENTE!


UFA! TERMINEI O DOM QUIXOTE

Nem acredito.

Mas é verdade.

Na quinta à noite (10/04) eu terminei o danado!


Entrei numa pauleira total pra terminar a revista. Perdi muito tempo com pesquisas em recortes de jornais do meu amigo João Buhrer, postando nos blogs, mas valeu a pena.Estourei todos os prazos que propus pro Duda da Escala Educacional, janeiro foi o último deles. Mas está se tornou a minha obra mais cara, mais querida...Ontem à noite eu finalizei o tratamento digital de toda a pintura em aquarela que fiz, além de refazer todo o letreiramento. E fiz tudo sozinho. Ou quase.


Minha mulher Cláudia, minha Thaís e minha funcionária Lourdes acompanharam tudo de perto. Ajudaram até a apagar o grafite das páginas.Varei madrugadas, perdi filmes e comprei, mas não li, dezenas de revistas. Até a minha sogra já estava rezando para eu terminar logo. E não é que deu certo?

Mas só a minha mulher mesmo pra me dar a maior força e segurar todas!
Até café da manhã aqui no estúdio ela chegou a trazer! E quando eu pensei em relaxar na pintura ou repassar pra outra pessoa, ela segurou a barra!
Existe o ditado popular “atrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher”.
Eu diria: Atrás de uma grande obra, há sempre uma grande mulher!

Entrei numa pauleira total pra terminar a revista. Na reta final, tive muita insônia. Acordava às 2h30, 3h30 da madruga e pra não perder tempo, ia pra mesa trabalhar. Pesquisei muito, até demais, estourei todos os prazos, mas está se tornando a minha obra mais cara...


São quase 11 meses de trabalho, com pausas para pesquisas; charges pro Sinergia, Sindipetro, Sindiquim; Quadrinhos para a Front, Quadrinhópole, Câmara de Itatiba, cartilhas para a Fundacentro, ilustrações para a Rigesa, Caterpillar, Unimed, caricaturas pra internet, atualizações de fotologs e ainda buscar a filha na escola, levar no caratê (só no ano passado), etc.
Só no D. Quixote, gastei uma caixa de aquarela Sakura, uns 8 litros de água (pra aquarela, não pra beber), 3 canetas pretas (artist pen) Pitt Faber Castell, 12 canetas descartáveis de nanquim UniPin japonesas, 0.3, 0.5 e 0.8 mm, 5 canetas de retroprojetor, 10 caixinhas de grafite 2B, 0.7mm, pentel, 4 canetas pretas ponta porosa Faber Castell (ótimas), 3 marcadores de retroprojetor pretos da Pilot, 4 borrachas TK-Plast grandes (alguém fez uma denúncia sobre a caixinha verde que era tóxica, mas continua sendo a melhor borracha pra apagar lápis que já usei, por isso, jogo o invólucro verde fora assim que compro).Foram 180 páginas de papel Chamex Super, A4, 90 cópias xerográficas, em algumas épocas cheguei a trabalhar 18 horas, num dia, sem parar.
Quando arte-finalizava, cheguei a fazer 5 páginas por dia no nanquim. Isso me dava dor na parte de cima do braço (nos músculos que se ligam à mão), a conhecida tendinite. De 1 em 1 hora eu levantava e alongava os braços e costas.Parei de fazer as caminhadas na esteira. Meu exercício se limitou às caminhadas até a Pandora, na aula de quarta-feira e as idas na escola de minha filha.
Todos me deram a maior força, mas a minha mulher, a Cláudia foi especial.
Obrigado, gata!
Sem você, isso tudo teria sido muito mais difícil.
Talvez demorasse 2 anos.
Talvez eu nem terminasse.
Te amo pacas!

CAPA PEQUENA COLORIDA


Já com os requadros...

A ARTE-FINAL


Como eu queria caprichar bastante nos detalhes, usei apenas lapiseira 0.7mm pentel grafite 2B, caneta de nanquim descartável 0.3mm e borracha TK-Plast.

ESBOÇO ESQUEMÁTICO DA CAPA


Aqui eu readequei o ângulo da cena, pois a capa do Antônio Euzébio era vertical e

o espaço da ilustração na capa da coleção Literatura em Quadrinhos da Escala Educacional, é horizontal.

Eu já previ as linhas pretas que cortam o desenho formando requadros como os das Histórias em Quadrinhos.

ESBOÇO INICIAL DA CAPA


Esta é uma releitura da capa de Antonio Euzébio para a edição de Dom Quixote da Epopéia (Ebal).
A capa original tem um grande impacto de construção de cena e um ótimo story telling.

Este é o esboço a lápis.

terça-feira, 25 de março de 2008